publicado em: 23/04/2020

LULA PRÉ-LANÇA CAMILO E EMPAREDA CIRO

A oitiva, conduzida pelos jornalistas Luiz Viana, em Fortaleza, e Farias Júnior, no Cariri, abordou todos os temas do momento, como a COVID-19, gestão da crise, e a atuação do atual presidente.
Por óbvio Lula não poupa Bolsonaro, e observou que nem em condições de normalidade ele teria condições de governar. "A pandemia serviu para revelar a completa incapacidade dele", disse.
Lula não endossa impeachment, mas entende que Jair "não sou coveiro" cria clima todos os dias para tal, e diz lamentar que ele tenha perdido todas as chances que teve de governar para todos e de fazer diferente como prometeu.
Instado a falar de política foi enfático em afirmar que Camilo Santana tem todas as condições de
entrar na disputa para Presidente em 2022, e os elogios ao cearense foram generosos.
Lula não respondeu se teme voltar à cadeia, mas deixou nas entrelinhas que sabe de sua condição de inelegível, o que abre portas para outros quadros no campo da esquerda, e ele citou Ruy Costa e Flávio Dino.
LASCOU CIRO
Sobre Ciro Gomes, Lula avalia que ele só o está atacando agora porque acha que assim angaria votos de uma parte da direita anti-petista mas moderada. "Ora se ele não se viabilizou pela esquerda, não será pela direita que chegará a presidência".
Ao pré-lançar Camilo, Lula cria um problemão para Ciro Gomes. Caso Camilo venha a ser candidato em 2022 esvazia a candidatura do pedetista em sua própria base, criando uma situação na qual restará a Ciro avaliar apoio ao atual governador ou partir para um rompimento político.
A ENTREVISTA EM SÍNTESE
Foi bem conduzida. Não é fácil entrevistar Lula, já que ele é habilidoso em tergiversar e tentar impor o ritmo da conversa.
Mesmo assim Luiz Viana e Farias Júnior se saíram bem ao tocarem nos temas mais espinhosos e incômodos como corrupção, o pós Lula dentro do PT, o desgaste e os erros cometidos pela esquerda.
FRASE LAPIDAR
"Enquanto houver palanque e eleição, eu estarei lá, disputando ou apoiando", disse Lula no encerramento da entrevista...