publicado em: 12/05/2020

OS DESOCUPADOS

O deputado cearense André Fernandes postou uma notícia falsa. A pessoa que preside o Brasil compartilhou. O Instagram checou. É fake. Além de ocultar a postagem o Instagram colocou um alerta de informação falsa na página oficial de uso da presidência da República. Vergonha. Bolsonaro replicou postagem feita pelo deputado estadual André Fernandes. Segundo ele o Ceará teve mais mortes por doenças respiratórias no ano passado, sem COVID, que em 2020. Bolsonaro tomou logo como verdade a postagem de André, replicou e foi irônico: "há algo muito estranho no ar". E havia. O post é mentira. Além de ocultar a postagem o Instagram colocou um selo bem chamativo de informação falsa. 

CHECAGEM 
A agência Lupa, contratada pelo Instagram e o Facebook constatou que na postagem de André havia uma mistura de todos os casos de mortes em 2019, não somente os respiratórios. Para o governo do Ceará o ato foi proposital, envolve má fé e foi leviano. A procuradoria do Estado deve processar o deputado. 

MAS... 
Quem disse que André se emendou? Ele refez a postagem, manteve os mesmos números do post anterior, e apenas retirou o trecho em que citava textualmente, "doenças respiratórias". E Jair "não sou coveiro, super ocupado, e daí", Bolsonaro replicou a mentira de novo. E anotou que "agora não era fake news". Ou seja, então admitiu que o primeiro post era. 

MAS, DE NOVO....
André citou como fonte o Portal da Transparência, e o portal também atestou a mentira do deputado estadual cearense, confirmando que os números estão defasados, além de incorretos. André e Jair foram desmentidos duas vezes entre ontem e hoje, e é difícil compreender o que faz um deputado mentir nas redes, e a pessoa que preside o país replicar. E isso em um momento difícil de pandemia em alta. 

AOS FATOS 
Os dados confirmados pela Agência Lupa mostram que ocorreram 1.976 mortes por doenças respiratórias entre março e maio de 2019, contra 2.639 no mesmo período em 2020, um total 33% maior.  Diante da mentira presidencial e parlamentar reiterada, o Instagram fez o mesmo que o Facebook, classificou Jair Bolsonaro como alguém que espalha mentira nas redes. Vergonha (mais uma) mundial... 

FOTOS 
Imagem da tela do celular do presidente com o selo, "mentiroso", concedido a ele pelo Instagram. Vergonha mundial.